O ser humano pode ter ou não a percepção, mas ele vive de uma forma que o final é sempre um novo começo, portanto a psicologia social vem cuidar dos fenômenos das massas ou de um único indivíduo, um processo de interação constante, procurando compreender o como ocorreu e o porquê de tal comportamento social analisando em todos os contextos do processo de influência social, a intervenção social, a interdependência entre os indivíduos e o social.
O homem como ser social, como um ser de relações sociais, esta em permanente equilibração. Estamos sempre nos transformando, apesar de aparentemente nos mantermos iguais. Isso porque nosso mundo interno absorve os conteúdos que vem do mundo externo e como nossa relação com esse mundo externo não para, todos estão em processo de transformação, por isso, nossa metodologia, teoria, sensibilidade, poder de observação devem ser capazes de captar esse homem em transformação e intervir nas políticas púbicas que organizam e re organizam a vida social aumentando ou diminuindo os efeitos da desigualdade social e miséria do mundo, esses fenômenos coletivos como preconceito, linchamento, racismo, homofobia, fanatismo, terrorismo, traumas, pós traumas ou utilização por profissionais do marketing e propaganda, inclusive na política e associada aos especialistas em dinâmica de grupo e instituições atuando nas empresas, coletividades ou mesmo na clínica na terapia de grupo, portanto a objetividade cientifica não significa descompromisso político pelo contrario tem que ser político para buscar a solução de uma forma eficaz dos problemas sociais. O inicio do processo é ser solidário, respeitando a si e ao próximo, buscando no outro o seu melhor e fazendo aflorar esse melhor justamente quando a desesperança já se faz presente e aquele olhar distante de que não resta mais nada, o fim que da inicio ao começo, recomeço do bem viver novamente, mesmo com as amputações que as tragédias lhes impõem, o ciclo da vida...
*Tenha uma linda noite com os mais belos momentos.
Beijos com todo o meu carinho.
Ana Fonsecka.
Oii Ana! Nossa, eu ainda não conhecia seu blog!
ResponderExcluirAchei ele tão bom, dinâmico, poético e romantico! Minha amiga...são obras lindas que vc tem postado! Sem nem citar os textos de Reich, do qual eu sou uma ennnoooorrrrme fã!
Beijos e está de parabéns!
Fantastico Ana, assim como você.
ResponderExcluir