segunda-feira, 18 de abril de 2011

Motivação No Trabalho




Um dos maiores desafios do administrador é motivar as pessoas; fazê-las decididas, confiantes e comprometidas intimamente a alcançar os objetivos propostos; energizá-las e estimulá-las o suficiente para que sejam bem sucedidas através do seu trabalho na organização. O conhecimento da motivação humana é indispensável para que o administrador possa realmente contar com a elaboração irrestrita das pessoas.
A integração e a produtividade são desafios difíceis e até impossíveis de serem obtidos na conjuntura atual, em que o conflito entre o capital e o trabalho aumentou de maneira assustadora em todas as partes do mundo.
A motivação é um estado de espírito positivo que permite ao individuo a realização de tarefas, do cargo e ao seu pleno potencial.
A motivação para o trabalho é uma expressão que indica um estado psicológico de disposição ou vontade de perseguir uma meta ou realizar uma tarefa. Uma pessoa motivada para o trabalho é uma pessoa em disposição favorável para perseguir a meta ou realizar a tarefa. Estudar a motivação para o trabalho é procurar entender quais são as razões ou motivos que influenciam o desempenho das pessoas, que é amola propulsora da produção de bens e da prestação de serviços (MAXIMIANO, 1995, p.318).
As organizações estão à procura de pessoas integras, criativas, motivadas, eficientes e compreensivas. Pessoas estas, portadoras de habilidades interpessoais, com coragem para lidar com desafios e com as constantes e progressivas mudanças do mundo moderno globalizado.
De acordo com Branhan (2002) a grande sacada é apostar no potencial humano. E as empresas estão pagando para ver. Através de investimentos em treinamento de pessoal, elas esperam um retorno, que aliado ao gerenciamento administrativo e programa de qualidade, tem tudo para dar bons frutos e resultados.
"O que todos gostariam de fazer é criar um ambiente no qual pessoas gostem de trabalhar e no qual as pessoas trabalhem bem, um ambiente de trabalho que ajude a enriquecer a vida dos trabalhadores" (GONILIART & KELLY, 1997). Este ambiente deveria satisfazer tanto os requerimentos dos trabalhadores quanto do seu empregador, atendendo as necessidades da comunidade como um todo.
De acordo com Iman (1996), a motivação enxerga o compromisso do individuo para o trabalho e seu local de trabalho do ponto de vista dos fatores internos a ele, das necessidades individuais, gostos e preferências.





*Tenha um lindo dia com os mais belos momentos.

Beijos com carinho.

Ana Fonsecka.



Nenhum comentário:

Postar um comentário