sexta-feira, 4 de novembro de 2011

PSICOLOGIA COMUNITÁRIA




Reflexão baseado no texto: PSICOLOGIA NA COMUNIDADE, PSICOLOGIA DA COMUNIDADE E PSICOLOGIA (SOCIAL) COMUNITÁRIA – Práticas da psicologia em comunidade nas décadas de 60 a 90, no Brasil.

A autora Maria Quintal de Freitas nos traz a reflexão sobre a Psicologia Comunitária que é a aplicação da psicologia social para resolução dos problemas sociais nas comunidades.
No contexto histórico observa-se que em momento de intensa desequilibração social há todo um movimento e esforço dos profissionais da Psicologia da época para atuar de forma legitimada e de uma forma efetiva, assim se inserindo na comunidade, pois havia uma analise das necessidades concretas que a realidade do período vivenciava.
A reflexão nos dias de hoje. O profissional da Psicologia Comunitária ou estudante de psicologia, necessita exercitar um perfil questionador, participativo e investigativo, que seja um cidadão/profissional com uma visão ampla e preparado para atuar trazendo a beneficência e tentando minimizar a maleficência do grupo em que esta inserido ou se inserindo, que traga para a sua vivencia a realidade, não acomodando-se. O ser humano muda todos os dias, e tais mudanças ocorrem e podem advir de momentos emergentes ou não como catastrofes em massa, drogadição, prostituição, pobreza, miséria, a fome que de forma desumana avassala à inumeros grupos, entre tantos outros problemas, que podem destruir a convivência humana e solidária. Atualmente tais mudanças ocorrem em uma velocidade exacerbada, fora do normal, precisa-se entender, mensurar, só assim poder-se-á acompanhar e tentar minimizar a magnitude desses fenômenos que atingem o psicológico do ser humano.
O Psicólogo comutitário deve ficar atento e se preocupar com a alienação da consciência humana em seu conjunto social e observar o que há de concreto nessa alienação. Sabe-se que onde ha insatisfação, mobilizações visíveis fica mais fácil de identificar os construtos a serem trabalhados, mensurando-os e posteriormente atuando com as ferramentas que a psicologia fornece.
Portanto Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e como seres humanos vivemos em sociedade inseridos em núcleos comunitários, cabe a esses profissionais ter a sensibilidade de entender as necessidades observadas e nesse contexto do âmbito comunitário realizar um trabalho de humanização, privilegiando o trabalho em grupo, colaborando para a formação da consciência crítica e para a construção de uma identidade social e individual sempre orientadas por preceitos eticamente humanos.  



*Tenha uma linda noite com ótimos momentos!!

           Beijo com carinho!!

           Ana Fonsecka




Nenhum comentário:

Postar um comentário