Abordagem Humanista.
Centrada na Pessoa.
O processo terapêutico na psicologia humanista consiste em um trabalho de cooperação entre psicólogo e cliente, cujo objetivo é a descoberta do núcleo básico da nossa personalidade, obtendo-se com isso a descoberta ou redescoberta da auto-estima, da auto-confiança e do amadurecimento emocional.
Segundo Rogers, para ocorrer essa descoberta são necessárias três condições básicas, dentro do relacionamento entre o psicoterapeuta e o cliente:
A consideração positiva incondicional, no qual o psicoterapeuta aceita incondicionalmente os pensamentos dos seus clientes;
A empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do cliente, ver o mundo a partir do ponto de vista dele e entender como ele se sente, comunicando tal situação para ele;
A congruência, nome dado à habilidade do psicoterapeuta de expressar de modo objetivo seus sentimentos e percepções, de modo a permitir ao cliente a integração entre as experiências do organismo e o self (percepção do sujeito sobre como ele é, ao relacionar as experiências internas e a realidade externa).
Rogers também falou da existência do self ideal, que é a percepção de como o indivíduo deseja ser/quer ser. E os desconfortos, as insatisfaçaões, as angústias psicológicas surgirão da desarmonia entre o autoconceito real e o ideal para si, ou seja, entre o self e o self ideal. Aceitar-se como se é na realidade, e não como se quer ser, é um sinal de saúde mental. A imagem do self ideal, na medida em que se diferencia de modo claro do comportamento e dos valores reais de uma pessoa é um obstáculo ao crescimento pessoal.
*Tenha uma linda noite com ótimos momentos!!
Beijo com carinho...
Ana Fonsecka
Psicologia humanista é minha cara, adorei Ana!
ResponderExcluirbeijos