sexta-feira, 22 de abril de 2011

O Segredo maior



Sexta feira da Paixão

Um dia de grande energia

A energia é cíclica

Ela sempre retorna fortalecida

A sua origem

Emane amor

E exale a paz

Vamos fazer desse ato um habito

Sejamos perseverantes

Vigiai todos os dias

Reflitas todos os dias

Orai todos os dias

Lembrai todos os dias

Confraternize todos os dias

Seja feliz todos os dias

Ame todos os dias

Afinal, Ele fez o que fez para nos salvar,

Para sermos felizes

E não para vivermos em penitencia.

A vida não é um martírio

A vida é uma dádiva,

Viva a Vida no amor, por amor.

A você uma sexta feira Santa abençoada.




*Tenha um dia repleto de momentos de amor.

Beijo com carinho

Ana Fonsecka.



quarta-feira, 20 de abril de 2011

Meu bem maior, O Amor...




Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o Amor.



*Tenha uma linda noite com os mais belos momentos.

Beijo com carinho.

Ana Fonsecka.



segunda-feira, 18 de abril de 2011

Qualidade de Vida no Trabalho




Atualmente, o conceito de Qualidade de vida no Trabalho envolve tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho, e é também sem dúvida uma preocupação crescente em todas as empresas que buscam ser altamente competitivas, em mercados cada vez mais globalizados. A QVT assimila duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho; e de outro, o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciais sobre a produtividade e a qualidade.
De acordo com Chiavenato (1999) a qualidade de vida no trabalho afeta atitudes pessoais e comportamentos relevantes para a produtividade individual e grupal, tais como: motivação para o trabalho, adaptação a mudanças dentro do ambiente de trabalho, criatividade e vontade de inovar ou aceitar mudanças. Devido a esta grande importância da qualidade de vida no trabalho, surge a necessidade de conhecer como proporcionar qualidade de vida no trabalho, isto é, como eliminar os fatores que impedem um bom ambiente e como otimizar a qualidade de vida no trabalho.
Segundo Chiavenato (1999), pode - se apontar diversos fatores que são envolvidos pela QVT:
  • A satisfação com o trabalho executado.
  • As possibilidades de futuro na organização.
  • O reconhecimento pelos resultados alcançados.
  • O salário percebido.
  • Os benefícios auferidos
  • O relacionamento humano dentro do grupo e da organização.
  • O ambiente psicológico e físico de trabalho.
  • A liberdade e responsabilidade de decidir.
  • As possibilidades de participar.
Para Goulart (1999), a QVT consiste em uma intervenção na organização e no processo de trabalho e, portanto, não se reduz ao cumprimento de leis ou à discussão de direitos dos trabalhadores. Trata-se de interferir nos "processos mentais" e nos padrões culturais das organizações, visando a uma conscientização, amadurecimento e transformação da cultura organizacional. Em outras palavras, os valores e as crenças das organizações precisam ser repensados, revisados e, quem sabe, modificados ou atualizados.
Já segundo Albuquerque (1992), dentro desse contexto, no qual as organizações buscam produtividade e processos de mudança que tenham o objetivo de melhorar seu posicionamento competitivo no mercado, a qualidade de vida no trabalho (QTV) vem ganhando espaço como valor intrínseco das práticas de competitividade de forma simultânea ao bem-estar organizacional.
As diversas abordagens teóricas sobre QVT demonstram uma preocupação marcante com os aspectos internos da organização, particularmente com o desenho do cargo e as condições físicas do ambiente de trabalho. Neste contexto, o homem tende a ser enfocado apenas como um ser produtivo, sendo deixado de lado o ser humano total, que interage não só com o ambiente organizacional, mas, principalmente, com o ambiente externo que abrange, entre outros aspectos, a família, os amigos, e as atividades de cultura, lazer e religião.
As empresas para serem bem sucedidas precisam de empregados satisfeitos, logo a satisfação dos empregados pode ser obtida através de programas de qualidade de vida no trabalho. Todas as organizações e os profissionais que possuem uma visão de futuro já têm esta resposta de forma muito clara: Qualidade de vida no trabalho é uma questão de competitividade. Cientes disso, cada vez mais se nota que as empresas estão investindo em programas de bem-estar dos colaboradores, visando melhorar a qualidade de vida dos funcionários.




*Tenha uma linda noite com os mais belos momentos.

Beijo com carinho.

Ana Fonsecka.



Motivação No Trabalho




Um dos maiores desafios do administrador é motivar as pessoas; fazê-las decididas, confiantes e comprometidas intimamente a alcançar os objetivos propostos; energizá-las e estimulá-las o suficiente para que sejam bem sucedidas através do seu trabalho na organização. O conhecimento da motivação humana é indispensável para que o administrador possa realmente contar com a elaboração irrestrita das pessoas.
A integração e a produtividade são desafios difíceis e até impossíveis de serem obtidos na conjuntura atual, em que o conflito entre o capital e o trabalho aumentou de maneira assustadora em todas as partes do mundo.
A motivação é um estado de espírito positivo que permite ao individuo a realização de tarefas, do cargo e ao seu pleno potencial.
A motivação para o trabalho é uma expressão que indica um estado psicológico de disposição ou vontade de perseguir uma meta ou realizar uma tarefa. Uma pessoa motivada para o trabalho é uma pessoa em disposição favorável para perseguir a meta ou realizar a tarefa. Estudar a motivação para o trabalho é procurar entender quais são as razões ou motivos que influenciam o desempenho das pessoas, que é amola propulsora da produção de bens e da prestação de serviços (MAXIMIANO, 1995, p.318).
As organizações estão à procura de pessoas integras, criativas, motivadas, eficientes e compreensivas. Pessoas estas, portadoras de habilidades interpessoais, com coragem para lidar com desafios e com as constantes e progressivas mudanças do mundo moderno globalizado.
De acordo com Branhan (2002) a grande sacada é apostar no potencial humano. E as empresas estão pagando para ver. Através de investimentos em treinamento de pessoal, elas esperam um retorno, que aliado ao gerenciamento administrativo e programa de qualidade, tem tudo para dar bons frutos e resultados.
"O que todos gostariam de fazer é criar um ambiente no qual pessoas gostem de trabalhar e no qual as pessoas trabalhem bem, um ambiente de trabalho que ajude a enriquecer a vida dos trabalhadores" (GONILIART & KELLY, 1997). Este ambiente deveria satisfazer tanto os requerimentos dos trabalhadores quanto do seu empregador, atendendo as necessidades da comunidade como um todo.
De acordo com Iman (1996), a motivação enxerga o compromisso do individuo para o trabalho e seu local de trabalho do ponto de vista dos fatores internos a ele, das necessidades individuais, gostos e preferências.





*Tenha um lindo dia com os mais belos momentos.

Beijos com carinho.

Ana Fonsecka.



domingo, 17 de abril de 2011

Transtorno Afetivo Bipolar




"O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os transtornos afetivos não estão com sua classificação terminada. Provavelmente nos próximos anos surgirão novos subtipos de transtornos afetivos, melhorando a precisão dos diagnósticos. Por enquanto basta-nos compreender o que vem a ser o transtorno bipolar. Com a mudança de nome esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbação psicótica para ser considerado uma perturbação afetiva.
A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva, receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que será descrito mais detalhadamente adiante.
A depressão do transtorno bipolar é igual a depressão recorrente que só se apresenta como depressão, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.

Características
O início desse transtorno geralmente se dá em torno dos 20 a 30 anos de idade, mas pode começar mesmo após os 70 anos. O início pode ser tanto pela fase depressiva como pela fase maníaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias, já com sintomas psicóticos o que muitas vezes confunde com síndromes psicóticas. Além dos quadros depressivos e maníacos, há também os quadros mistos (sintomas depressivos simultâneos aos maníacos) o que muitas vezes confunde os médicos retardando o diagnóstico da fase em atividade.

Tipos
Aceita-se a divisão do transtorno afetivo bipolar em dois tipos: o tipo I e o tipo II. O tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Na prática observa-se muito mais uma tendência dos pacientes a fazerem várias crises de um tipo e poucas do outro, há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e há deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas. O tipo II caracteriza-se por não apresentar episódios de mania, mas de hipomania com depressão.
Outros tipos foram propostos por Akiskal, mas não ganharam ampla aceitação pela comunidade psiquiátrica. Akiskal enumerou seis tipos de distúrbios bipolares."



*Tenha uma linda noite com os mais belos momentos.

Beijo com carinho.

Ana Fonsecka.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

Individuação




Pensando no ocorrido de Realengo...

"O ser humano, no decorrer de sua vida, passa por diversas experiências desde a sua infância até a sua velhice, através das quais obtém êxitos e frustrações necessitando, porém, de recursos internos e externos para a sua sobrevivência.
A psicologia Junguiana, que considera o ser humano como uma totalidade única e indivisível, nos apresenta um processo chamado individuação, que pode ser considerado como um entre vários dos nossos recursos internos de sobrevivência, o qual pode ser entendido através da seguinte afirmação."


Individuação, portanto, é o termo usado na psicologia junguiana

 para descrever o processo pelo qual as potencialidades de uma

psique particular se manifesta no curso de uma história de vida.

A história de vida sempre se configura como expressão parcial

das possibilidades, de forma que a individuação jamais se

completa.

O processo de individuação é experimentado pelo ego como um

sentimento de estar mais ou menos “nos trilhos” da vida. (HALL

1992 p. 64 e 65).





 [...] o mundo moderno não oferece oportunidades convenientes

 para a individuação do arquétipo da sombra. As expressões dos

 instintos animais na criança são em geral punidas pelos pais. O

 castigo não provoca o desaparecimento do arquétipo da sombra –

 nada seria capaz de o conseguir – mas somente a sua repressão.

 Ele retorna à esfera inconsciente da personalidade, onde

 permanece em estado primitivo e indiferenciado. Depois, quando

 rompe a barreira da repressão – como está sujeito a fazer de vez

 em quando – a sombra se manifesta de maneira sinistra e

 patológica. (HALL e NORDBY 2003 p. 72).


*Tenha uma linda noite com os mais belos momentos.

  Beijo com muito carinho.

                  
           Ana Fonsecka.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Saudade tem nome, Pai



















Ouvir nas entrelinhas do silencio.
Eternizar o brilho do contexto em um olhar
Todo meu sentimento.
Eu nunca vou deixar de te amar.
E nesse silencio relembrar.
Hoje você já não esta mais comigo.
Belo era o embalar em seu abraço
E a flutuar ficava na sutileza do gesto.
Lado a lado as nossas conversar.
É, você se foi e comigo deixou um vazio
Neste vazio tento ouvir e laçar as palavras
Todo som deixou de existir com a sua ausência
Muito ficou sem significado nem sentido.
Saudade, ausência só o manifestar do meu coração.
Sinto falta dos nossos momentos.
Enquanto lembro meus anseios se calam.
Olhos marejados e as lagrimas rolam.
Muita saudade de você meu pai.


Fica bem e com Deus meu Pai que tanto amo.



*Tenha uma linda noite com os mais belos momentos.

Beijo com todo meu carinho.

Ana Fonsecka.